quarta-feira, 6 de julho de 2011

III Caminhada Louis Braille

Evento ocorrido no dia 25 de março de 2011

Mural de fotos da caminhada.
O SESC FORTALEZA através do projeto SESC ATIVO em parceria com a ACEC – Associação de Cegos do Estado do Ceará, mais uma vez realiza a “III Caminhada Louis Braille 2011” o evento, que dá inicio às celebrações pelo “Dia Nacional do Braille” trouxe para a Sexta – feira dia 25 de Março, na orla marítima de Fortaleza, um verdadeiro “mar de gente” caminhando mais de 2 km daquela avenida, emoldurada pela linda paisagem do Oceano Atlântico que soprava uma brisa suave, contabilizou numa concentração recorde mais de trezentas pessoas com deficiência.
Estiveram presentes vários grupos, representantes de instituições do município como Casa da Esperança, Escola Instituto dos Cegos, Sociedade de Assistência aos Cegos, Biblioteca Pública Estadual – Setor Braille, Comissão de Saúde Ocular da Secretaria de Saúde do Estado – SESA, dentre outros tantos mais que foram por conta própria, seguindo o animado cordão humano. Com atrações variadas e mensagens em prol do movimento sócioinclusivo da pessoa com deficiência, seguimos rumo às comemorações.
O evento foi permeado de emoção, união e presenteado com um clima ameno, digno da Cidade de Iracema e da grande Raquel de Queiroz numa manifestação pacífica e harmoniosa. E para movimentar e promover melhor qualidade de vida a galera contou nessa edição com as presenças do Grupo Elite Musical apresentando um autêntico forró pé de serra e da equipe de Massoterapeutas, e um lanche delicioso. Tudo isso em homenagem ao idealizador da inclusão social das pessoas com deficiência visual o gênio, Louis Braille.
Vai aqui nosso mais profundo agradecimento aos participantes que com seu carisma e participação fortaleceram o movimento. A caminhada, mais uma vez alcançou plenamente os objetivos, que além de celebrar o Dia Nacional do Braille – dia 08 de Abril, conclamou fazer valer junto aos setores da sociedade o cumprimento e o respeito dos direitos de todas as pessoas, independentemente de cor da pele, gênero, idade, ideologia política ou religiosa, orientação sexual, condição física, intelectual, sensorial ou social.
O eco se espalhou por toda orla, teve como alvo mobilizar o público que ali se encontrava, bem como moradores daquele local. Por oportuno, ressaltou-se a valorização social da pessoa com deficiência, reivindicando acesso ao mercado de trabalho, a educação, saúde e lazer. O grito conclamado está se fortalecendo. Razão porque os realizadores do evento esperam que se multipliquem cada vez mais ações inclusivas nessa sociedade.
Sobremaneira que continuamos na luta, projetando momentos e ações que tratam e garantam os direitos das pessoas com deficiência.
O evento é marcante pelo pioneirismo e por indicar novas perspectivas e rumos para uma precisa contribuição e o desse ano veio coroado de sucesso e êxito em todos os sentidos: apresentação artística, participação das entidades abrilhantando o evento com alegria e representatividade no segmento da pessoa com deficiência. Pode-se assim, considerar o evento definitivamente enraizado.
Os promotores esperam que após essa edição de 2011, a sociedade fortalezense passe a contribuir eficazmente “RESPEITANDO E PERMITINDO À INCLUSÃO SOCIAL”. Atentos, vamos continuar na luta de forma ostensiva pela valorização social da Pessoa com Deficiência cuja ação ora realizada, passa a ser referência na agenda permanente de todo cidadão.
Nosso mais profundo agradecimento a todos os presentes, associações, instituições que conosco formaram este laço de atuação, fazendo da solidariedade uma prática real nesse dia.
Queremos agradecer a todos pelo esforço em colaborar, as autoridades, à mídia falada e escrita, aos voluntários e amigos que demonstraram comprometimento e gentilmente compartilharam esse momento tão significativo. Isso retrata o reconhecimento da luta, indicativo do quanto se avançou e da importância de se intensificar os encontros, as manifestações de forma coesa almejando uma sociedade cada vez mais acessível e inclusiva, que aceite a todos, independentemente de suas limitações.
Cônscios da responsabilidade, mas felizes com o resultado, queremos neste ensejo, manifestar os nossos sinceros agradecimentos a todos aqueles que contribuíram para o sucesso desse brilhante evento. 
Convidamos a todos para continuar a buscar acessibilidade. Que não cessem de lutar para eliminar os estigmas, rompendo com o modelo arraigado pelo preconceito e discriminação impostos as pessoas com deficiência. Vamos sim, cada vez mais intensificar nosso trabalho para em breve celebrar a cidadania plena. 

As fotos do nosso evento podem ser conferidas em nossa galeria de fotos

SESC FORTALEZA – Serviço Social do Comércio – Projeto SESC ATIVO – Acessibilidade Plena e Inclusão Social.
Endereço eletrônico: www. sesc-ce.com.br
Miguel Boaventura - miguelboaventura@sesc-ce.com.br

Um comentário:

  1. Estou divulgando o blog da ACECCE no meu twitter @paulomelonotw e no meu facebook paulomelo.fb . . . O lema é ACESSIBILIDADE e SUPERÇÃO!

    ResponderExcluir