segunda-feira, 4 de julho de 2011

I Seminário: Visão Alimentar e Nutricional “O Toque da Diferença".

"Desafio: Construindo caminhos para a efetivação do Direito Humano à Alimentação Adequada para as pessoas com deficiência visual."


Evento ocorrido no dia de 02 dezembro de 2010.


O Seminário: 

Projeto de iniciativa da ACEC que buscando parcerias desenvolveu uma série de debates com especialistas que abordaram conceitos e práticas para implementação da ACESSIBILIDADE/AUTONOMIA da pessoa com deficiência visual no Estado do Ceará, no que se refere à inexistência de rotulagem em BRAILLE dos produtos alimentícios de primeira necessidade.

Com a realização do Seminário foi dada a largada para provocar o debate, estimular a participação e a organização social de modo a contribuir para a construção de uma cultura política pautada no respeito ao DIREITO HUMANO À ALIMENTAÇÃO ADEQUADA, como está estabelecido na Lei orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional –– LOSAN (set/2006).

Resultados alcandos:
  1. Os participantes informados sobre a existência e utilização dos instrumentos legais vigentes (Decreto 5296 – Dez/04, LOSAN – Set/06, Convenção Internacional).
  1. Os participantes – poder público e sociedade civil – sensibilizados sobre os direitos e a situação das pessoas com deficiência visual e/ou auditiva.
  1. Criação de instrumentos pedagógicos que auxilie no acesso à alimentação saudável e a autonomia das pessoas com deficiência visual.
Público-alvo: 100

O Seminário foi dirigido a estudantes, lideranças comunitárias, educadores e interessados no tema de direitos humanos e cidadania, pessoas dos movimentos e entidades de pessoas com deficiência, associados da ACEC, alunos, professores, familiares, jovens da comunidade, representantes do poder público. Participaram representantes do CONSEA ESTADUAL, das pessoas com deficiência visual, da FIEC e da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS, neste ato representada pela Senhora Madalena Lucena.

O encerramento ocorreu com a apresentação artística de Antoniel Batista ao teclado, seguido de um farto coquetel.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário