quarta-feira, 6 de julho de 2011

III ACEC FOLIA!!!

Evento ocorrido no dia 03 de março de 2011

Mural de fotos da Terceira Acec Folia
A diversidade encontrada na história cultural das diversas manifestações populares brasileiras ao longo dos tempos propicia farto acervo para atividades escolares, especialmente no que se reporta a ampla área artística e de comunicação que é o carnaval.

Nos registros históricos, essa manifestação popular vem relatando em sua origem nas festas em que os gregos e os romanos comemoravam suas colheitas nos períodos saturnais a 17 de dezembro e lupercais a 15 de fevereiro. Diante da realização contínua, muitos séculos depois, a celebração incorpora-se ao cotidiano tornando-se uma brincadeira típica das cidades.
Resgatado pelo cristianismo, o período compreendido pelo Carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou "carne vale" dando origem ao termo "Carnaval". Sua realização se dava pela grande concentração de festejos populares. Cada cidade apresentava a festa conforme seus modos e costumes.
O Carnaval moderno, com novo feitio vem trazendo desfiles e fantasias, tem sua origem nas cidades de Paris e Veneza no século XIX. Sob a forte influência do movimento Renascentista, onde luxuosos bailes de máscaras eram organizados. Cidades como Nice, na França, Nova Orleans nos Estados Unidos, Toronto, no Canadá e Rio de Janeiro no Brasil se inspirariam no Carnaval francês para implantar suas novas festas carnavalescas, imprimindo a estas um caráter popular.
Em nosso País, alguns historiadores afirmam que essa festa tem inspiração na comemoração realizada pelo povo carioca ao receber a Família Real no Rio de Janeiro, sendo este fato histórico, considerado o marco referencial do carnaval. Outros estudiosos afirmam ser sua origem a partir do aparecimento dos primeiros cordões de foliões nas ruas do Rio de Janeiro, nos anos 20, sendo, portanto, esse dado histórico o que mais se aproxima da festa carnavalesca atualmente.

Merece destaque ainda nessa festa popular no Brasil o surgimento das marchinhas, tendo como destaque a primeira composição Abre Alas de Chiquinha Gonzaga, feita sob encomenda para o cordão “Rosas de Ouro” em data de 1899.
Na rica história desse tema se encontra dados que remontam as origens do Carnaval no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior à quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje. No Ceará, essa prática de misturar água, ovos, e farinha é conhecida como “mela, mela” e ocorre em diversos municípios do Estado.
Atualmente, o Carnaval é considerado por muitos, a maior festa popular do Brasil. A festa que tem duração de quatro dias precedendo a quarta-feira de cinzas. Essa tradição das cinzas está ligada à queima dos ramos no Domingo de Ramos do ano anterior, servindo as mesmas para benzer os fiéis no início da quaresma.
A EMEIF ACEC em parceria com o Projeto SESC ATIVO realiza o III ACEC folia mantendo assim a tradição das marchinhas, das fantasias e da forte alegria que contagia a todos que abrilhantam o evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário