A solenidade foi proposta pela deputada Rachel Marques (PT). Ao justificar a homenagem, a parlamentar destaca que "com sua determinação, Louis Braille tentou mudar a situação dos cegos para que eles tivessem direito de conhecer as letras e dessa forma obter mais conhecimento".
Louis Braille nasceu em 4 de Janeiro de 1809 em Coupvray, na França. Aos três anos ficou cego devido a um acidente. Em 1824, com apenas 15 anos, Louis Braille desenvolveu seu sistema de células. Pouco depois, ele mesmo começou a ensiná-lo e, em 1829, publicou o seu método exclusivo de comunicação para cegos.
Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Deficiência, a parlamentar ressalta a importância das lutas pela inclusão das pessoas com deficiência e em especial a dos cegos. "Tenho acompanhado a trajetória dessas pessoas e vejo que muitos avanços já foram feitos e colocado de maneira firme a defesa desses cidadãos, seja através de pronunciamento na Assembléia Legislativa, seja através de projetos de lei como o que garante as pessoas com deficiência receberem suas contas de água, luz e telefone em braille".
Dentre os projetos da parlamentar nesta área, o mais recente institui no Estado do Ceará o itinerário em braille para que as pessoas com deficiência visual possam passear e se locomover sozinhas.
Durante a solenidade, serão homenageados o empresário Dalton Guimarães, diretor da empresa de ônibus Vitória, que foi a primeira a facilitar o passe livre aos cegos nos ônibus de sua empresa; o ex-governador Gonzaga Mota, pelo apoio que concedeu durante sua gestão à inclusão no mercado de trabalho das pessoas com deficiência; Francisco Ari Othon Sidou, presidente da Associação dos Professores do Ensino Superior do Ceará (Apesc), que tem atuado em estreita parceria com a Associação de Cegos do Ceará; Dorina de Gouvea Nowill, presidente da Fundação Dorina Nowill para Cegos e o deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE), também incentivador, na área da educação, das pessoas com deficiência e em especial, dos cegos.
CG/AN




